Irmandade Boituva

O que é Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

austs

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Entenda

As causas do TEA não são totalmente conhecidas, e a pesquisa científica sempre concentrou esforços no estudo da predisposição genética, analisando mutações espontâneas que podem ocorrer no desenvolvimento do feto e a herança genética passada de pais para filhos. No entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do risco de desenvolver TEA. Fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio.

Marcos Históricos

Pesquisadores e médicos de todo o mundo estudam o autismo há mais de 100 anos. Perseverança, compromisso com a ciência e compaixão com as crianças autistas permeiam a história das descobertas que melhoraram a vida destes pacientes. Conheça os principais pontos desta caminhada.

Atualizado em 02/04/2025

02 de Abril, dia mundial de conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem como objetivo promover a compreensão e a aceitação das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A data busca aumentar o conhecimento sobre o autismo, combater preconceitos e incentivar uma sociedade mais inclusiva. A conscientização é fundamental para garantir que as pessoas autistas tenham os mesmos direitos e oportunidades de participar plenamente da vida em sociedade. É um momento para refletir sobre os avanços na área e a importância de apoiar as famílias e indivíduos com TEA.

Em comemoração a esse dia, temos um vídeo do Enzo Peterson, jovem com TEA.